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COMO COMPRAR UM IMÓVEL
DE FORMA SEGURA
e sem complicações!

Quem nunca sonhou em ter uma casa própria?! Esse é um grande anseio para garantir a segurança de uma vida estável no seio familiar e simboliza uma verdadeira conquista pessoal e social. Entretanto, alguns cuidados devem ser tomados para que esse sonho não se transforme em um grande pesadelo.

A inobservância de passos essenciais para a compra de imóveis pode levar o comprador à perda do bem. Por isso, relacionamos algumas dicas para ajudar no momento da realização desse grande sonho.

1. Solicitar documentos de comprovação de propriedade

Esse é um ponto básico que é frequentemente ignorado pelos compradores. Costumamos acreditar que quem mora no lugar é dono, mas não é sempre assim. Muitas vezes o vendedor pode ter apenas a posse do imóvel e situações como essas podem causar muitas dores de cabeça quando o comprador for regularizar sua propriedade. Por isso, sempre solicite uma cópia da matrícula do imóvel, emitida pelo Cartório de Registro de Imóveis, para verificar se o vendedor é realmente o proprietário.

 

2. Solicitar certidões dos vendedores

Já imaginou que uma pessoa pode vender um imóvel apenas para esconder seus bens da justiça? Isso é uma situação mais comum do que imaginamos. Quando isso acontece, a venda pode se caracterizar como “fraude a credores” ou “fraude à execução” e novamente pode causar prejuízos àquela pessoa que comprou o imóvel de boa-fé.

Para evitar esse tipo de situação, o interessado na compra deverá solicitar algumas certidões, como por exemplo: distribuidor cível, falência e concordata, distribuidor trabalhista, certidão de regularidade fiscal e certidão negativa de débitos trabalhistas e conferi-las para se certificar que o vendedor não possui nenhum débito que esteja garantido pelo imóvel.

 

3. Checar débitos do imóvel

Não é difícil conhecer alguém que esteja sendo cobrado por débitos deixados pelo antigo dono do imóvel e, por esse motivo, é preciso checar se existem dívidas de IPTU, taxa condominial e eventuais outros impostos cobrados no local e que incidam sobre o bem.

Essas taxas são chamas no Direito de “obrigações propter rem”, o que significa que elas recaem sobre o imóvel e o acompanham, independentemente de quem for o seu atual proprietário, sendo o próprio imóvel a garantia de que aqueles valores serão pagos.

Sendo assim, o bem pode ir à leilão para quitar os débitos que recaem sobre ele, independentemente se esses débitos foram contraídos pelo atual ou pelo antigo proprietário.

Se o imóvel desejado possuir débitos, deve-se negociar com o vendedor para que ele pague, ou fazer um acordo para pagar e abater o valor do preço que será pago pela compra do bem.

 

4. Registrar a escritura no cartório de registro de imóveis.

Muitas pessoas acreditam que são proprietários de um imóvel apenas por possuir uma escritura, mas isso é um engano. Para que a pessoa possa ser considerada proprietária de um imóvel, a escritura deve ser levada à registro no cartório de registro de imóveis.

Em alguns países como Inglaterra e Uruguai, não é possível comprar ou vender um imóvel sem a assistência de um advogado, justamente pela importância desse ato e das consequências que podem atingir as pessoas envolvidas na transação, por isso, preste bastante atenção nesses passos e, de preferência, contrate um advogado para te assessorar.

O que fazemos?
Conectamos nossos clientes aos bancos e ele escolhe a melhor opção. Tudo isso sem custo inicial até a tomada de decisão por qual caminho o cliente quer seguir.
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Como podemos fazer a diferença
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Análise de Crédito

A HOMEDOCS envia a proposta de financiamento do seu cliente para mais de 10 Bancos. Sempre tendo em mente buscar as melhores condições.

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Consultoria Especializada

 

Atendimento especializado para as possíveis necessidades do cliente no decorrer do processo.

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Serviço Facilitador

 

A HOMEDOCS entrega o processo de garantia que o imóvel está em condições para transação, através de análise de toda documentação do imóvel e vendedores.

Passo a Passo do seu Financiamento
com a HOMEDOCS
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Simulação de Financiamento

 

Comece seu financiamento tendo uma ideia dos valores que você vai precisar desembolsar na compra do imóvel desejado. Preencha o valor do imóvel e o valor que você pretende financiar, que rapidamente você tera em suas mãos uma visão da evolução das parcelas. É bom saber que em média o valor da parcela não pode ultrapassar 35% da sua renda mensal.

Análise de Crédito

 

Vamos fazer a análise do seu crédito em todos os bancos. Você levaria semanas fazendo isso com os Bancos e nós faremos isso por você! Cada banco tem uma política de crédito diferente, por isso é importante a nossa ajuda para você ganhar tempo e ver qual deles vai dar a melhor condição para você.

Análise de documentos e Avaliação do Imóvel

 

Para garantir a operação de compra e venda do imóvel, os bancos exigem documentos e fazem uma avaliação do imóvel que está a venda. Esta documentação é analisada minuciosamente para garantir a segurança dos envolvidos. Geralmente são necessários os seguintes documentos, porém alguns bancos podem exigir documentos adicionais:

  • Matrícula do Imóvel

  • Iptu Atualizado

  • Formulário do Comprador e Formulário de Declaração de Saúde

  • Formulário do Vendedor

  • Comprovante de Estado Civil

  • Outros documentos

Confirmação de Valores

 

Confirme os valores da sua operação para ver se elas estão do jeito que você precisa. Após o seu ok, o banco vai revisar as informações do contrato e finalizá-lo.

Assinaturas e Registro

 

Com o contrato impresso, compradores e vendedores precisam assinar ele para garantir e validar a operação. Depois de todos terem assinado, o comprador do imóvel precisa levar o contrato para o Cartório de Imóveis para a matrícula ser atualizada no nome do novo dono do imóvel.

Liberação de Recursos

 

Depois do contrato registrado, o comprador precisa enviar ele de novo para o banco, desse modo, é feito a liberação de valores para o vendedor. Caso o comprador tenha financiado o ITBI, ele recebe o valor depois desse trâmite.

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É mais seguro comprar o imóvel através de uma Imobiliária?

 

Muitas pessoas acreditam que ao comprar um imóvel através de uma imobiliária, não precisam da ajuda de um documentista.

Elas imaginam que a imobiliária oferece segurança e já fez a análise dos documentos do imóvel.

Será que isso é verdade? Infelizmente não!

O fato é que a maioria das imobiliárias não faz a análise da documentação do imóvel antes de colocá-lo a venda, acreditando na palavra do vendedor que sempre diz “estar tudo certinho”. Porém, ele mesmo (o vendedor) não possui conhecimento em documentação e muitas vezes não sabe afirmar se o imóvel está registrado, averbado, possui pendências, etc.

O contrato é assinado, a comissão da imobiliária é paga (6% sobre o valor do imóvel) e a grande surpresa vem depois…

Mas o financiamento bancário não garante que a documentação está em ordem?

Em relação aos bancos, a documentação para obter financiamento imobiliário varia de uma instituição para outra.

Algumas são mais exigentes e analisam todas as certidões dos vendedores, cadeia sucessória do imóvel, etc. Porém, a fim de facilitar o processo de financiamento, muitos bancos tem “dispensado” várias certidões importantes, fazendo o cliente se responsabilizar por quaisquer problemas que possam ocorrer com o imóvel no futuro.

CONCLUSÃO:

Por isso, não importa se você está comprando um imóvel direto com o proprietário, através de uma imobiliária ou através de financiamento bancário, não deixe de consultar um documentista.

Ele é quem vai orientar você durante o processo de compra, analisar e obter a documentação certa do imóvel e proprietários e dar segurança na aquisição desse valioso bem.

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